Oscar 2020: Relembre as produções e coproduções brasileiras que já concorreram na premiação



"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, indicado como Melhor Documentário pode trazer o primeiro Oscar para o BrasilPela sexta vez, o Brasil entra na disputa pelo Oscar. Indicado na categoria Melhor Documentário, o filme "Democracia em vertigem", da diretora Petra Costa, pode trazer a primeira estatueta para o Brasil.

Veja a lista dos indicados ao Oscar 2020

Apesar das indicações e de todas as críticas positivas, o Brasil nunca levou um Oscar com suas produções. Relembre quais produções brasileiras já foram indicadas:

- "O Pagador de Promessas" - Melhor Filme Estrangeiro (1963)
- "O Quatrilho" - Melhor Filme Estrangeiro (1996)
- "O Que é Isso, Companheiro?" - Melhor Filme Estrangeiro (1998)
- "Uma História de Futebol" - Melhor Curta-metragem em Live-action (2001)
- "Cidade de Deus" - Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia (2004)
- "O Menino e o Mundo" - Melhor Filme de Animação (2016)

"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, recebeu quatro indicações, sendo o maior destaque do Brasil na premiação

Várias coproduções brasileiras já receberam indicações e algumas delas venceram o Oscar. Apesar disso, nenhum dos prêmios foram creditados à brasileiros. Veja abaixo:

- "Orfeu Negro" - Venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro para a França (1960)
- "Raoni" - Melhor Documentário (1979)
- "O Beijo da Mulher-Aranha" - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, vencendo na categoria Melhor Ator para William Hurt (1986)
- "Central do Brasil" - Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (1999)
- "Diários de Motocicleta" - Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, vencendo na categoria Melhor Canção Original para Jorge Drexler (2005)
- "Lixo Extraordinário" - Melhor Documentário (2011)
- "O Sal da Terra" - Melhor Documentário (2015)
- "Me Chame Pelo Seu Nome" - Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, vencendo na categoria Melhor Roteiro Adaptado para James Ivory (2018)

"Central do Brasil" marcou a carreira da atriz Fernanda Montenegro, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz

Fernanda Montenegro foi a única atriz brasileira que concorreu na categoria Melhor Atriz, no Oscar de 1999, por sua atuação no filme "Central do Brasil". Na ocasião, Gwyneth Paltrow levou a melhor pela sua atuação no filme "Shakespeare Apaixonado", sendo considerada por muitos uma grande injustiça da Academia.

A única brasileira a levar a estatueta até hoje foi a decoradora carioca Luciana Arrighi, que venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte, em 1993, pelo filme "Retorno a Howard's End".

A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar 2020 acontecerá no dia 09 de fevereiro, em Los Angeles.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon