Nasce uma Estrela sem prêmios de Melhor Trilha Sonora? Entenda o motivo...

Depois de anunciados os indicados ao Oscar, é comum vermos listas de filmes e talentos esnobados naquele ano e desta vez não foi diferente. Neste ano, muitos têm reclamando da falta de indicação da trilha sonora de Nasce uma Estrela. Existe um motivo para que a compilação de músicas do filme não fosse indicadas e vamos explicar:

Na língua inglesa, existem dois termos para essas "músicas" em filmes. Temos a Soundtrack e o Score. A primeira, que é basicamente "trilha sonora" em inglês, é uma compilação de canções que geralmente trazem instrumentais e vozes - podendo ou não serem músicas originais - e tocam durante o filme. Já quando falamos de Score, estamos mencionando aquelas canções instrumentais de fundo que complementam as cenas (como nas famosas trilhas de Tubarão e Psicose, por exemplo). No Brasil, ambos os termos são traduzidos como "Trilha Sonora", o que confunde, mesmo não estando errado, já que não existe uma regra específica quanto ao uso diferenciado dos termos.

Para entender melhor, vamos usar o filme Guardiões da Galáxia como exemplo: a soundtrack do filme da Marvel possui músicas clássicas que são tocadas durante o filme (temos canções conhecidas do David Bowie, do Jackson 5, Marvin Gaye e outros). Ou seja, foram selecionadas músicas já conhecidas para embalar as cenas e também lançar um álbum para divulgação do longa. Já o Score do filme, possui uma trilha instrumental composta por Tyler Bates, o mesmo compositor do Score de Sucker Punch - Mundo Surreal, que também possui uma Soundtrack com canções já conhecidas remixadas e até canções originais (cantadas pela atriz protagonista).

Agora que entendemos a diferença entre esses dois termos, vamos à questão abordada neste artigo. Nasce uma Estrela não foi indicado ao Oscar 2019 e no Globo de Ouro 2019 por sua Trilha Sonora, pois a categoria se chama originalmente "Best Original Score" (no Brasil, temos o costume de traduzir como "Melhor Trilha Sonora"), ou seja, as premiações reconhecem trilhas originais compostas para a composição ambiental do filme e não compilações de músicas da Soundtrack, que é o caso do remake dirigido por Bradley Cooper. Vendo que as composições para a Trilha Sonora do filme estão excelentes, nada mais justo que indicar ao menos a Canção Original ("Original Song", no original) "Shallow", que aí sim cabe perfeitamente na categoria em questão e tem fortes chances de abocanhar mais uma estatueta.

Não deixe de conferir e comentar a lista completa de indicados ao Oscar 2019 aqui no Cineverso.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon