Darren Aronofsky explica o significado definitivo de MÃE!

Um dos filmes mais controversos do ano, Mãe! sem dúvida dividiu opiniões. A obra de Darren Aronofsky não foi nada bem de bilheteria, mas quem curtiu o considera como uma obra-prima do cinema moderno.

À primeira vista, o filme fira em torno de um casal monótono, vividos por Jennifer Lawrence e Javier Barden, que vivem distantes do que chamamos de civilização. Cheio de significados ocultos, a obra não foi tão bem digerido pela massa que a assistiu. O diretor, porém, decidiu explicar em um painel do SXSW o significado por trás do que o enredo representa (é preciso lembrar que pode ser spoiler pra quem ainda não assistiu).

"Quis fazer um filme sobre a Mãe Natureza e em como a tratamos", explicou. "A forma como eu nos vejo tratando a Mãe Natureza é completamente desrespeitosa. Nós a violentamos, a estupramos, a chamamos de suja. Por isso Jennifer [Lawrence] interpretou a personagem daquela forma. Existe muita emoção".

Aronofsky também confirmou as referências bíblicas presentes no filme e em como Barden representa Deus. "Eu vi na Bíblia como o Deus do velho testamento é descrito. Quando você pensa nesse Deus... Se você não ora por ele, ele te mata. Que tipo de personagem faz isso? Para mim, isso foi sobre como traduzir isso para uma emoção humana".

Além disso, o cineasta revou como foi o processo de produção para que vivêssemos o que a protagonista vive: "Só há três tipos de enquadramento nesse filme. A câmera estava sobre o ombro ou acima da cabeça de Jennifer [Lawence]. No geral, ela iria para trás e para frente. Assim, temos o ponto de vista dela. Não há nenhum plano aberto no filme todo".

Você também percebeu essas referências ou tirou conclusões diferentes das que o diretor quis passar? Comente!

Mãe! já está disponível para compra em DVD e Blu-ray.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon