RESENHA LITERÁRIA | EntreMundos, de Neil Gaiman e Michael Reaves

Como não ficar curioso quando se está procurando algum livro e um deles tem o nome de Neil Gaiman na capa? EntreMundos não só cumpre com o que promete, como também nos deixa ansiosos por mais...

Título original: InterWorld
Autor: Neil Gaiman e Michael Reaves
Número de Páginas: 248
Editora: Rocco Jovens Leitores
Tradução: Viviane Diniz
NOTA: 4/5

Primeiro de uma trilogia de sucesso, Entremundos leva o leitor a viajar por várias dimensões na companhia de Joey Harker, um garoto comum que, durante um inusitado teste de localização proposto pelo professor de Estudos Sociais, descobre ser um Andador, alguém capaz de deslocar-se de uma dimensão para outra. Enquanto tenta entender onde está e o que significa sua nova condição, Joey percebe que aquele é o começo de uma nova vida e de uma grande aventura em que magia e ciência se unem para garantir a paz em vários mundos.

A história e o desenrolar da trama realmente me surpreenderam. Escrito originalmente em 1995 como um roteiro para uma série de televisão, este possui detalhes muito bem explicados e cenários bem descritivos - que deram muito certo na literatura. Gaiman e Reaves se aprofundaram no enredo e misturaram a fantasia e ciência de uma maneira tão eficiente, que é impossível desacreditar no que estamos lendo. Mesmo com um início confuso e, muitas vezes, arrastado, descobri um enredo extremamente original e com personagens muito bem construídos. Não que a viagem no tempo e em outra dimensões sejam algo infinitamente originais, mas os autores conseguem mostrar um lado muito mais interessante e bem aprofundado do gênero.

É a partir da metade do livro que tudo começa a fluir... Personagens encantadores e de mundos tão diferentes começam a deixar tudo ainda mais interessante e o amadurecimento de Joey é impressionante. Ficou bem claro as inúmeras referências do mundo pop e nerd. Me senti lendo um Harry Potter mais científico, com detalhes de Piratas do Caribe e, ainda, batalhas e criaturas semelhantes as de Star Wars. Esses detalhes me fizeram pensar no quão rica é esta trama. Conseguir misturar vários elementos em um livro de menos de 300 páginas, com uma trama interessante é algo formidável.

A narrativa em primeira pessoa não é nenhum pouco cansativa e me envolveu de um jeito que não esperava. Foi impossível não torcer por Joey, ou esperar algo mais clichê - o que [felizmente] não teve. A trama segue uma trajetória incrível, com um toque simples do sombrio sobrenatural de Gaiman (não espere nada muito além disso), com predominância da ficção científica de Reaves. É uma fantasia clássica de muito bom gosto.

EntreMundos, afinal, é um livro envolvente e capaz de interessar até os mais intelectuais e exigentes. Misturando elementos de ficção-científica, magia e aventura, Gaiman e Reaves conseguiram trazer um dos livros infantojuvenis mais completos da atualidade. Existem infinidades de rumos que a história pode seguir, o que nos deixa ainda mais ansiosos pelas duas sequências; Será que conseguimos esperar até lá?

Ah! Não posso deixar de elogiar a belíssima edição da editora Rocco. A diagramação é ótima e a qualidade na impressão e montagem da capa estão perfeitas - tudo por um preço bem acessível. É um livro pra se ter na coleção com o maior orgulho!


Originalmente publicada no blog A Colmeia
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon