RESENHA LITERÁRIA | Deixe a Neve Cair, de Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle

Com uma compilação de três divertidos e belos contos natalinos, Deixe a Neve Cair é escrito por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle. Nesta resenha, decidi falar um pouco sobre cada conto e, ao final, sobre todo o conteúdo.

Título original: Let it Snow
Autores: Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle
Número de Páginas: 336
Editora: Rocco
Tradução: Mariana Kohnert

Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.


O Expresso Jubileu
Neste conto, conhecemos a divertida Jubileu, que começa sua narração de um jeito não muito delicado, mas tão divertido quanto se espera. Logo de início, nos simpatizamos com a personagem e passamos a entendê-la de um jeito fascinante. Sua jornada, depois de seu trem rumo à Flórida atolar, começa quando entra na Waffle House - a única lanchonete aberta na véspera de Natal da região. Lá, ela conhece Stuart, um cara bacana, mas que guarda uma grande tristeza em seu coração. Ao conhecer melhor o garoto, Jubileu descobre que tem muito em comum com ele e se sente bem acolhida quando é convidada a passar o natal com sua família. É nessa pequena aventura que presenciei uma explosão de sentimentos e doçura que nunca havia notado antes nas pessoas. Cada personagem tem seus ideais, sentimentos e determinações - o que me fez acolhê-los em meu coração e sentir a verdadeira magia do Natal...

O Milagre da Torcida de Natal
Escrito pelo famoso John Green, é o conto mais fraco, na minha opinião - mesmo que tão divertido quanto os outros. Ele acompanha a jornada de Tobin e seus amigos, a garota Duke e o festeiro JP, enquanto eles se aventuram até a Waffle House, após receberem uma ligação do amigo dizendo que líderes de torcida estavam aos montes na lanchonete. Durante o percurso, algumas coisas dão erradas e o romance é deixado um pouco de lado, dando mais lado para a aventura do trio. Essa decisão deixou o conto bem divertido, mostrando a união e a amizade que existe entre os três. É impossível não se encantar com Duke e se simpatizar com Tobin. Green sabe mesmo como descrever cenas e personagens, dando uma quantidade incrível de características para ele.

O Santo Padroeiro dos Porcos
Um conto mais melancólico e, muitas vezes, irritante. Nele, Addie se sente miserável desde o término do seu namoro e, no dia depois do Natal, precisa provar que não é egoísta e passa a reviver seu passado, ao realizar uma tarefa que lhe foi imposta. A narrativa já começa com o típico dramalhão adolescente e inúmeras vezes me senti incomodado com o exagero da garota - ela parece ser incrivelmente irritante. Mesmo assim, decidi continuar e me surpreendi com a maneira na qual tudo isso vai se desenrolando em uma história muito bonita, na qual vemos que a amizade e o amor que sentimos pelas pessoas são verdadeiras preciosidades. Addie precisa descobrir tudo isso da pior maneira possível e, ao final, passamos a amá-la pelo que ela representa: todos nós.


Deixe a Neve Cair
Juntando três grandes autores da atualidade, o livro surpreende por ser tão singelo, elegante e trazer várias ligações entre todos os personagens dos contos. A escrita é muito inteligente e não deixa que nada fuja do contexto muito bem trabalhado pelos autores - mesmo abusando dos artifícios clichês que todo romance traz. A trama, aliás, lembra bem uma história cinematográfica...

Usando de uma data tão especial, que é o Natal, a história consegue trazer à tona o que tem de melhor na gente e me fez pensar mais no que eu faço ou não para as pessoas que amo. Essa é a verdade essência dos contos: mostrar as diversas formas de se amar e ser amado.

Lidando com o verdadeiro amor entre as pessoas, Deixe a Neve Cair traz todo o espírito natalino e prova que a "Magia de Natal" realmente existe...
Esta obra deve estar na estante de todo apaixonado e deveria ser lida em todo Natal.

Nota:
4/5
* A Paramount Pictures já adquiriu os direitos de adaptação para o cinema e posso dizer que estou muito ansioso pra ver isso - muito mesmo!

Originalmente publicada no blog A Colmeia
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon