RESENHA LITERÁRIA | Em Chamas, de Suzanne Collins

Escrevi esta resenha de "Em Chamas" há algum tempo atrás e achei extremamente propício publicá-la hoje - dia de lançamento do filme. Então, vamos lá...

Título original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Número de Páginas: 413
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Continuando a bem-desenvolvida jornada de Katniss, a sequência de Jogos Vorazes tem muito o que adicionar aos fãs e revela detalhes incríveis. Desta vez, lidamos mais com o emocional da personagem e com tudo que ela precisa lidar após ter incitado rebeliões nos distritos. Existe um impasse muito grande entre encorajar o povo à se rebelar ou fingir ter feito tudo por amor à Peeta. Isso, adicionado à vontade de proteger quem ela ama. Essa luta interior nos deixa profundamente presos ao livro e sua escrita em 1ª pessoa permite muito mais interação com a personagem e suas difíceis escolhas.

Durante a metade pra frente da trama, somos apresentados à novos personagens muito bem carismáticos e que possuem uma profundidade emocional muito bem trabalhada por Collins. Finnick - que ganhou seus Jogos aos 14 anos usando um tridente e uma rede - deixa qualquer garota suspirando e qualquer garoto o idolatrando. Com seu apelo sexy, destemido e um peculiar senso de humor, se tornou um dos personagens preferidos dos fãs e merece esse posto. O mistério por trás de sua postura, porém, nos deixa duvidosos sobre sua intenção, assim como Katniss. Mags, a senhora idosa que foi mentora de Finnick, é muito doce e simpática, o que me fez adorá-la intensamente. Johanna Mason, porém, é sarcástica e parece odiar Katniss. Ela ganhou seus Jogos fingindo ser fraca e covarde, mostrando-se uma matadora experiente no final da batalha. Com toda essa postura forte e destemida [e seu machado], também é carismática.

Os personagens antigos também mostram-se ainda mais desenvolvidos. Haymitch, que continua alcoólatra e irritante, aparenta menos pessimista, mesmo que ainda pareça não se importar muito com o que lhe acontece. Effie, por outro lado, mostra-se mais comovida com a situação de Katniss e Peeta e tenta ajudá-los da melhor maneira possível. Mesmo assim, continua sendo uma pessoa incrivelmente rígida quando se trata de etiqueta. O Presidente Snow está ainda mais ameaçador - ditando regras e se opondo à tudo que os distritos fazem.

Separado em três partes, o livro tem os melhores capítulos na terceira parte, pois são repletos de tensão e trazem a ação consigo - que torna o livro ainda mais interessante e intrigante. As duas primeiras separações lidam mais com o emocional de Katniss, enquanto que nesta última parte, voltamos à sobrevivência, presente no primeiro livro. É neste momento que não tem jeito de largar a leitura, pois fica-se extremamente curioso para saber "quem é o verdadeiro inimigo".

Um pouco mais expressivo que o primeiro livro (mesmo sem trazer consigo aquela "novidade", impossível de se ter em uma continuação), Em Chamas possui uma escrita ainda melhor e flui muito bem. A questão política está ainda mais presente e abre mais portas para mostrar o que há por trás do Governo da Capital. Continua sem romances monótonos e sem muitas cenas de ação e explora ainda mais o sentimento humano e aquilo que acontece quando alguém se opõe à um governo autoritário e poderoso. Suzanne Collins soube mesmo que direção tomar em sua trilogia e parece ter guardado o melhor para o final. Agora, só resta devorar o terceiro e último livro, A Esperança, para saber como essa magnífica história termina.

Nota:
5/5

Originalmente publicada no blog A Colmeia
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon