RESENHA LITERÁRIA | Sangue Quente, de Isaac Marion

Título original: Warm Bodies
Série: Em breve
Autor: Isaac Marion
Número de Páginas: 256
Editora: LeYa Brasil
Tradução: Cassius Medauar
Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial – ele é um zumbi. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a “vida” de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos- vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.

[Pode conter alguns detalhes sobre a trama]
Começo a resenha, anunciando que assisti ao filme antes de ler o livro. Me apaixonei pela trama logo de início, quando anunciaram a adaptação para os cinemas e não sosseguei até ter o livro em mãos. Achei muito interessante a maneira como o autor lidou com os tão conhecidos Zumbis. Pesquisando mais sobre a obra, achei inovador e, lendo o livro, confirmei isso.

No livro, acompanhamos a rotina do zumbi R. Ele, diferente dos outros, raciocina e se sente deslocado no mundo onde vive. Morando em um avião, R coleciona vários objetos que encontra ao sair do aeroporto para procurar comida (cééérebross) - ele tem um ótimo gosto para música. Mas, um dia toda a sua vida mudaria. Comendo o cérebro de Perry, um dos jovens sobreviventes que vivem em um estádio fechado, o zumbi adquire suas memórias e acaba se apaixonando pela namorada do morto, Julie. À partir daí, ele traça a meta de protegê-la acima de tudo e muita ação e aventura cercam os dois...

Em seu primeiro romance, Isaac Marion vai fundo na trama, com a habilidade promissora de ir fundo nos pensamentos de um ser no qual ninguém ousou fazer. Além de inovadora, a ideia parece estranha de início, mas se torna cada vez mais simples e fácil de "se engolir" durante a leitura. Como descrito na capa, "é impossível não se apaixonar pelo zumbi".

Confesso que, apesar da vida e rotina de R serem muito interessantes e compreensíveis, achei a primeira parte do livro um pouco enfadonha. Claro que era boa e viciante, mas posso culpar à mim, por ter assistido ao filme antes e já ter conhecimento do que aconteceria em vários momentos. Na segunda parte, mais ou menos, não consegui largar o livro. São tantos momentos emocionantes, cheios de aventuras e suspense, que nos fazem sentir angústia e temer pelos personagens.

Marion consegue expor uma bela crítica à sociedade, que se torna cada dia mais vazia e presa à coisas inúteis, sem vida. Mostrando um zumbi querendo voltar à vida e viver tudo o que o ser-humano acaba descartando no apocalipse, é uma ótima maneira de mostrar a nossa realidade e como deixamos de viver coisas boas. É muito inteligente e cheio de detalhes interessantes...

A narração, feita em primeira pessoa - por R -, flui muito bem, rica em detalhes e sem furos extremos. A trama é muito inteligente e aborda temas nunca explorados antes. Com momentos icônicos e até cômicos, Sangue Quente é uma leitura deliciosa, que explora o interior de seus personagens e nos faz pensar durante dias depois de seu fim.

O autor já confirmou que está escrevendo uma sequência para o livro. Já estou mais do que ansioso - ainda mais para saber o que ele vai retratar no livro. =)

NOTA: 
4/5
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O Cine 3D é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon